O jogo foi criado de modo a reproduzir, através de regras simples, as alterações e mudanças em grupos de seres vivos, tendo aplicações em diversas áreas da ciência.
As regras definidas são aplicadas a cada nova "geração"; assim, a partir de uma imagem em um tabuleiro bi-dimensional, percebem-se mudanças muitas vezes inesperadas e belas a cada nova geração, variando de padrões fixos a caóticos.
Desde sua publicação, ele tem atraído muito interesse devido aos caminhos surpreendentes que pode tomar. O Jogo da Vida é um exemplo de auto-organização. Ele é interessante para biólogos, matemáticos, estatísticos, economistas, filósofos e artistas por permitir a observação do modo como imagens complexas podem surgir de implementações de regras muito simples.
As regras são estas:
- Qualquer célula viva com menos de dois vizinhos vivos morre de solidão.
- Qualquer célula viva com mais de três vizinhos vivos morre por superpopulação.
- Qualquer célula morta com exatamente três vizinhos vivos se torna uma célula viva.
- Qualquer célula viva com dois ou três vizinhos vivos continua no mesmo estado para a próxima geração.
obs: cada célula tem 8 células vizinhas (as que se situam em volta dela)
É importante entender que todos os nascimentos e mortes ocorrem simultaneamente. Juntos eles constituem uma geração ou, como podemos chamá-los, um "instante" na história da vida completa da configuração inicial.
Algumas configurações despertaram o interesse dos estudiosos do jogo da vida por apresentarem comportamentos curiosos, como os osciladores e os viajantes espaciais. Outras configurações se comportam como blocos estáticos, isto é, não variam a cada geração.
O applet abaixo é uma versão bastante simples do Jogo da Vida, feito num tabuleiro de 10x10. Divirta-se.
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