Labirinto perfeito é o labirinto que permite que se vá de qualquer ponto a qualquer ponto por um único caminho, isto é, para cada par de pontos tomados no seu interior, existe um único percurso que os liga.
O applet abaixo utiliza um algoritmo computacional para criar um labirinto perfeito, que você pode acompanhar passo a passo. Basicamente, esse algoritmo se resume em:
1. Parte-se de uma grade quadriculada em que cada quadrícula é chamada de célula. Essas células são numeradas obedecendo a algum critério. Inicialmente, todas as células recebem um valor lógico F (falso), isto é, ainda não foram visitadas.
2. Uma célula é escolhida aleatoriamente e seu valor lógico é mudado para V (verdadeiro), isto é, já foi visitada. Ao mesmo tempo, uma lista de números é iniciada com o número dessa célula.
3. Verifica-se quais células adjacentes ainda não foram visitadas (à esquerda, à direita, acima ou abaixo) e uma delas é escolhida aleatoriamente. Seu número é acrescentado à lista, tornando-se a segunda célula visitada. Seu valor lógico é mudado para V.
4. O processo continua até que uma célula não possua células adjacentes não visitadas (F). Nesse ponto, percorre-se a lista de números em sentido contrário, apagando-os, isto é, faz-se o caminho inverso até encontrar uma célula que tenha uma adjacente que pode ser visitada, ou seja, F. Essa será a nova célula da lista.
5. Continua-se nesse processo até que todas as células tenham sido visitadas e o labirinto esteja pronto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário ou sugestão